Testemunhos e textos importantes em opuslibros.- Marypt
Fecha Friday, 26 August 2005
Tema 140. Sobre esta web


1. Sigo com muita atenção o que se publica nesta web e – sobretudo por estarmos em "época de férias" – estou muito impressionada com a quantidade de testemunhos interessantes e de textos importantes que têm surgido nos últimos tempos.

Na verdade, ainda que a participação de todos e de cada um seja relevante, é certo que há algumas intervenções que se destacam porque são testemunhos muito profundos de pessoas que até agora não tinham escrito na web; ou porque são reflexões sérias e incisivas acerca de temas centrais sobre a realidade "opus dei".

2. Não tendo possibilidade, nem preparação, para me referir a cada um desses novos escritos, gostaria mesmo assim de salientar os que me causaram maior impacto. No que se refere a novos testemunhos, destaco os seguintes:

Em relação ao testemunho de Stephanie, queria dizer pelo menos o seguinte: é espantoso como os sentimentos de que ela faz eco correspondem àquilo que eu própria senti, quando há 30 anos atrás as directoras de un centro de S.Rafael fizeram o mesmo comigo… com a diferença de que então conseguiram o que queriam e acabei por "apitar".

3. Quanto a textos importantes, sigo o exemplo de Compaq (24/08/05) e acrescento ainda mais dois que me parecem conter dados e reflexões muito significativas:

Estes textos (e outros mais) mostram a necessidade de que haja pessoas – de preferência com formação específica em Direito Canónico – que se dediquem a estudar e a escrever sobre a situação actual da Obra que parece ser mais "confusa" do que alguma vez foi!

4. Lugar especial merece a participação de Neska, que está a suscitar muitas reacções dos demais participantes. Também queria dar a minha contribuição, tendo presente que Neska é uma supranumerárias jovem e que também eu fui supranumerária durante cerca de vinte anos, da juventude à idade adulta:

  • O primeiro aspecto que me parece importante – e que tem sido referido por várias pessoas – é o facto de Neska ser uma pessoa genuína, de boa fé e que merece ser acolhida na web com todo o respeito e amizade!
  • Em segundo lugar, não há qualquer razão para "julgarmos" negativamente ou com suspeitas aquilo que ela nos conta acerca das suas experiências positivas na obra, ainda que tais experiências possam ser muito diferentes daquilo que porventura cada um conheceu pessoalmente.
  • A contribuição que, enquanto ex-supranumerária, eu posso dar é a de dizer que – em grande medida – compreendo os testemunhos de Neska porque também eu vivi com grande liberdade interior e exterior a minha pertença à obra (cfr. "Luzes e sombras da minha experiência de supranumerária do O.D" e "Fazendo o tempo andar para trás")
  • Há porém uma importante diferença entre a minha experiência e a de Neska: é que eu comecei por ser uma jovem supranumerária completamente inserida no ambiente da obra e, a pouco e pouco, fui-me distanciando da instituição e integrando outros grupos dentro da Igreja… chegando ao ponto de a pertença à obra constituir apenas um "obstáculo" à minha vida pessoal, familiar, profissional… e espiritual!
  • Naturalmente que o facto de Neska ser ainda muito nova e, sobretudo, o facto de ter sido admitida na obra há pouco tempo, deixam em aberto muitas interrogações sobre as verdadeiras intenções da instituição ao "permitir" uma atitude tão livre a um dos seus membros. Pela minha parte, desejo que Neska (e com ela muitos outros membros jovens da prelatura) consigam fazer alguma coisa no sentido da renovação interna da obra, embora todos os dados de que dispomos apontem no sentido de que a obra só se reformará por intervenção externa!

Marypt









Este artículo proviene de Opuslibros
http://www.opuslibros.org/nuevaweb

La dirección de esta noticia es:
http://www.opuslibros.org/nuevaweb/modules.php?name=News&file=article&sid=5664