Outra eleição perdida.- Demetrio
Fecha Sunday, 05 December 2004
Tema 100. Aspectos sociológicos


Outra eleição perdida  (disponible traducción en español)

Caros Orejas,

Li nos "recortes de prensa" que o fundador da opus perdeu uma eleição na Conferência Episcopal Espanhola ("La Vanguardia", Barcelona, España, 26 de noviembre de 2004).

Lembrei-me então de outra eleição, bem menos importante, mas muito mais divertida, dadas as circunstâncias, que Escrivá perdeu aqui na terrinha do futebol (Brasil, caso persistam dúvidas). Vejam só o email abaixo, mandado por um supernumerário brasileiro, aliás, uma pessoa muito boa e de muita categoria humana, que aguentou os meus círculos por diversos anos:

Amigos,
Conto com vocês para recuperarmos o primeiro lugar na votação. Lembro que podemos votar por nossos parentes próximos se temos o seus CPF’s.
Dia 30 de maio termina a votação.
J. J.

No site podem ser votados os melhores selos lançados em 2002. Entre eles está o que é comemorativo do centenário de São Josémaría Escrivá Atualmente está em 4o. lugar da votação. Penso que se podemos ajudar a que ganhe a votação e divulguemos mais a sua figura, passando estes dados o mais rápido possível e ajudando a que outras pessoas que não tenham acesso a internet nos deixwm seus dados ou as ajudemos a votar.
---

(aqui termina a reprodução dos emails)

Quando recebi essas mensagens não entendi nada, pois já estava totalmente desconectado da opus fazia meses. Por pura curiosidade, acessei o "site" indicado no email, para ver como andava a votação para o melhor selo, e descobri que Escrivá estava disputando o primeiro lugar com um time de futebol, que também tinha lançado um selo comemorativo do seu aniversário de fundação. Achei a coisa um pouco humilhante, pois pensei que o time de futebol iria ganhar de goleada.

Senti pena também pela exposição do supernumerário, conclamando as pessoas a votarem pelos parentes, o que era uma perfeita fraude, digna de eleição Ucraniana. Infelizmente, esse tipo de comportamento embaraçoso faz parte do "vale tudo" que a opus promove entre os seus membros quando se trata de aparecer na mídia. Mas, será que S. Escrivá precisava de uma fraude para ganhar uma eleiçãozinha de melhor selo? (obs: para votar pelos parentes, era necessário conhecer o número de cadastro para pagamento de impostos do indivíduo, abreviado por CPF).

Conforme se aproximava o fim da votação, recebi mais um ou dois emails semelhantes aos anteriores, também mandados por supernumerários, e ao acessar o site dos correios vi que a disputa estava acirradíssima. Acho que a torcida do time de futebol percebeu a jogada da turma da opus e também começou a votar pelos parentes, torcedores vivos ou falecidos, sei lá, mas a coisa estava quase que empatada, com Escrivá poucos votos atrás do "Fluminense".

Passadas algumas semanas após o término da votação, acessei o site para saber se todos os parentes, vives atque defunctis dos membros da opus tinham garantido a vitória do seu fundador, mas, confirmando a paixão nacional pelo futebol, a vitória acabou sendo do 'Fluminense".

Algum dos Brasileiros que frequentam os Orejas sabem qual será o próxima votação? Tentará a opus vencer o concurso para a melhor tampinha de refrigerante, álbum de figurinhas. etc?

Abraços,
Demetrio C. Z.
São Paulo, Brasil









Este artículo proviene de Opuslibros
http://www.opuslibros.org/nuevaweb

La dirección de esta noticia es:
http://www.opuslibros.org/nuevaweb/modules.php?name=News&file=article&sid=3583