Opus Dei: Fontes da fórmula tripla e do trabalhar bem.- Xuxu
Fecha Monday, 24 September 2018
Tema 115. Aspectos históricos


Fontes da fórmula tripla e do “trabalhar bem”

Nos meus artigos estou abordando a relação entre Escrivá e o Concílio Vaticano II. Eu já examinei duas expressões, a "unidade de vida" e o "centro e a raiz", que Portillo usou para tentar associar Escrivá com o Concílio, e apresentei algumas fragilidades dessa tentativa de Portillo.

Agora passarei a tratar mais diretamente de Escrivá. Para isso é necessário entrar no tema da santificação do trabalho, devido ao destaque que Escrivá deu a ela no posconcílio ("es sobre todo a partir de los años sesenta cuando este tema de la santificación del trabajo empieza a ser presentado como central en la espiritualidad y la ascética del Opus Dei", Joan Estruch, Santos y Pillos 14.3.1 n. 1, p. 327 ler em Opuslibros).

Por isso estou compondo uma breve história da santificação do trabalho. Nesta primeira parte, eu apresento fontes que contextualizam e explicam duas das doutrinas de santificação do trabalho que se encontram nos livros de Escrivá (abaixo se verá que historicamente essas duas doutrinas são antagônicas). Uma é a fórmula tripla "santificar el trabajo, santificarse en el trabajo y santificar a los demás con el trabajo", que representa uma abordagem penitencial (seção n. 2 abaixo). E a outra é o trabalhar com perfeição de Conversaciones n. 10, que retomou a pregação jesuíta do "hacer bien las obras" (seção n. 3). A Opus Dei também indica essa segunda doutrina com o mote "trabajar bien", como se pode ver no livro La santificación del trabajo de José Luis Illanes ler em opusdei.org.

Nos pontos onde eu substituí algum texto por uma tradução minha, o texto original pode ser lido através dos links fornecidos.

Artículo completo









Este artículo proviene de Opuslibros
http://www.opuslibros.org/nuevaweb

La dirección de esta noticia es:
http://www.opuslibros.org/nuevaweb/modules.php?name=News&file=article&sid=25465