Fontes de Escrivá para a chamada universal a santidade.- Xuxu
Fecha Wednesday, 22 April 2015
Tema 115. Aspectos históricos


Sobre o que dizem Nicanor e Eleu, e sobre o argumento do numerário maior, o Livro Vida Cotidiana y Santidad en La Enseñanza de San Josemaría v. 1 (de Ernst Burkhart e Javier López, Editora Rialp) diz na nota 151 da p. 80 que Escrivá conhecia desde a década de 1920 as discussões sobre a chamada universal a santidade que o dominicano Arintero divulgava na revista Vida Sobrenatural. Eu não tenho esse livro de Burkhart. Li apenas duas páginas dele no Google Books, e não sei como ele relaciona isso com a vida cotidiana. Mas é bom um livro da Rialp citar fontes de Escrivá.

Esse tema da chamada universal a santidade sempre existiu no cristianismo, assim como a sua relação com a vida cotidiana, mas o livro de Burkhart explica na p. 79 que no final do século XIX esse tema foi discutido na "questão mística", em torno da chamada universal a contemplação, e que isso abriu também o assunto da chamada universal a santidade, incluindo leigos. Lá também diz que quem promoveu essa discussão foi Auguste Saudreau, o jesuíta Augustin-François Poulain, os dominicanos Juan Gonzáles Arintero e Réginald Garrigou-Lagrange, e o jesuíta Joseph de Guibert.

O Boletim informativo da causa de canonização do P. Juan Gonzáles Arintero, ano II n. 6, explica que Arintero leu sobre a chamada universal a santidade num livro do sociólogo Henri Joly. Esse livro chama-se Psicologia dos Santos. Henri Joly escreveu esse livro depois de ter estudado a psicologia animal, a psicologia dos grandes homens, e a psicologia dos criminosos. Esse boletim pode ser encontrado aqui, e o livro de Henri Joly em francês aqui e em inglês aqui.

Que Escrivá tenha tido um papel nessas questões dentro do contexto do século XX e no concílio, é claro que ele teve. Basta lembrar que Portillo foi secretário de uma comissão conciliar. Mas para entender melhor qual foi esse papel, se foi de visionário, ou de político, ou de promoção, ou outros, também é claro que as expressões que o numerário maior usa apenas confundem, e demonstram pouco conhecimento, como por exemplo dizer que Escrivá guiou o concílio.

Xuxu









Este artículo proviene de Opuslibros
http://www.opuslibros.org/nuevaweb

La dirección de esta noticia es:
http://www.opuslibros.org/nuevaweb/modules.php?name=News&file=article&sid=23146