Na Obra não se pede perdão.- nadaseperde
Fecha Wednesday, 07 December 2011
Tema 090. Espiritualidad y ascética


Olá a todos.

Parece-me bastante simples a razão pela qual na Obra não se pede perdão (e se calhar não se pedirá nunca).

Pedir perdão tem a ver com a consciência da culpa. Na Obra, a culpa não existe, está diluída pela obediência (quem não se lembra de "quem obedece nunca se engana"?) e pela tomada de decisões em regime "colegial".

Como pode pedir perdão aquele que se limitou a obedecer a indicações dos Directores, como podem pedir perdão os Directores que também se limitaram a obedecer ao que o governo "viu" colegialmente, ou a outros Directores, ou ao Sacerdote?

O que a Obra gera é uma espécie de irresponsabilidade colectiva e em espiral. O que se produz, com isto, é uma forma de terrorismo, onde se podem cometer as maiores atrocidades sem haver um responsável e, portanto, sem haver um culpado. E quem não vislumbra em si a culpa não sente nem sentirá nunca necessidade de pedir perdão.

Um dos aspectos que mais estranhei na Obra foi a irresponsabilidade, nomeadamente das numerárias (era esse o meu ambiente). Gente de 50 anos que não sabia cozinhar, nem queria saber; gente que não fazia ideia como preencher os impressos dos impostos; gente que não sabia o que era passar qualquer tipo de privação e vivia confortavelmente, servida por não sei quantas criadas num ambiente completamente fora do mundo.

Todos os dias rezo por essas numerárias. Quando saí referi, na Assessoria Central, um aspecto que me parecia, como me parece, mais do que óbvio: é possível morrer sem pecar mas sem virtude, sem amor a Deus. Era a isso que a Obra me estava a conduzir: a uma vida estiolante, centrada muito mais no pecado do que na graça, muito mais em si mesmo do que em Cristo, muito mais em critérios ridículos de "prudência" (nas amizades, por exemplo) do que no Amor a Deus, que não tem baias, nem fronteiras, nem cor, nem estatuto social, nem qualquer tipo de prudência humana!

Nosso Senhor ajudou-me a sair desse poço sem fundo, dessa modorra disfarçada de impecabilidade. Que mentira!!! "Sepulcros branqueados" foi o que Cristo chamou aos Fariseus, que viviam da fachada! Convencidos que um plano de vida de normas de piedade escrupulosamente cumprido os levará, por si só, ao Céu! Que vacuidade, que tristeza!!!!

Quem, dentro da Obra, percebe que leva a sua vocação mal vivida, quem percebe em si desejos de mais de Amor, de mais entrega, Deus os ajude a dar o salto, Deus lhes dê luz e força. Tudo se torna simples e claro. Deus lhes dê a graça.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

nadaseperde









Este artículo proviene de Opuslibros
http://www.opuslibros.org/nuevaweb

La dirección de esta noticia es:
http://www.opuslibros.org/nuevaweb/modules.php?name=News&file=article&sid=19059